Um governo que utiliza a inovação e as tecnologias digitais
para promover a transformação contínua de seus serviços, com foco na agilidade e flexibilidade para se adaptar às mudanças ao longo do tempo, oferecendo soluções modernas e relevantes aos cidadãos cearenses.
Objetivo 5
Fomentar e Estimular o desenvolvimento do ecossistema de inovação e o uso de tecnologias emergentes de governo digital, envolvendo entes federados, Estado, municípios e a sociedade.
Propor normativas voltadas à promoção de políticas públicas de inovação, com base na Lei de Inovação Estadual (Lei Complementar Nº 335, de 07 de outubro de 2024) que trata do incentivo à pesquisa, ao desenvolvimento científico e tecnológico e à inovação no estado, com 100% das normativas implementadas até 2026.
Fortalecer os programas de capacitação e mentoria para startups (govtechs), promovendo parcerias com empresas e organizações não governamentais, visando reforçar suas capacidades para atender demandas do governo, até 2027.
Estabelecer parcerias com o Íris Lab para integrar seus recursos e metodologias ao desenvolvimento de soluções inovadoras, promovendo pelo menos uma parceria ou projeto por ano até 2027.
Encomendar ao Cientista Chefe uma proposta de mapeamento de pelo menos dois problemas em processos de gestão pública ou serviços digitais que possam ser resolvidos por meio da aplicação de tecnologias emergentes, como inteligência artificial, até 2026.
Integrar o plano anual de compras (PCA) dos órgãos estaduais com o marketplace da ETICE, criando um painel interativo que exibe as necessidades específicas de cada órgão em relação a soluções inovadoras disponíveis, visando facilitar a identificação de oportunidades de contratação e aumentar em 25% a adoção de soluções inovadoras até 2026.
Objetivo 6
Desenvolver competências digitais e de inovação nas equipes das organizações públicas, assegurando a atração, retenção e alinhamento de talentos às estratégias de governo digital.
Implementar na Escola de Gestão Pública trilhas de capacitação, formação e extensão (híbrido/EaD), com foco em transformação e governo digital, pelo menos 1 trilha a cada ano, até 2027.
Implementar um programa de capacitação voltado para abordagens inclusivas, contemplando acessibilidade, linguagem simples, interfaces intuitivas e integração de canais físicos e digitais, até 2025.
Elaborar um plano de ação para atrair e reter profissionais no âmbito do governo do estado, até 2025.
Promover ações vinculadas à Feira do Conhecimento para o incentivo à inovação e transformação digital, premiando os melhores projetos, compartilhando o conhecimento e criando um banco de ideias, iniciando em 2026.
Implantar um programa de mentoria em transformação digital regionalizado, para os municípios do Estado do Ceará até 2027.
Princípios
Um governo que coloca o cidadão cearense no centro de suas ações Primeiro Princípio facilitando o acesso digital, de forma
Um governo que trabalha reunindo e integrando os diferentes órgãos Segundo Princípio estaduais e municipais, para transferir e usar informações
Um governo que utiliza a inovação e as tecnologias digitais Terceiro Princípio para promover a transformação contínua de seus serviços,
Um governo que constrói confiança pública por meio de práticas seguras e transparentes Quarto Princípio protegendo os direitos e os
Um governo que se compromete com a transparência e a participação social Quinto Princípio permitindo que os cidadãos acompanhem, participem
Um governo que busca a eficiência em sua gestão Sexto Princípio por meio da otimização dos processos e da infraestrutura