Um governo que busca a eficiência em sua gestão
por meio da otimização dos processos e da infraestrutura tecnológica, promovendo a sustentabilidade social e ambiental com o uso de plataformas digitais que modernizem a prestação de serviços públicos.
Objetivo 9
Dispor de infraestrutura moderna, segura, escalável e robusta, considerando princípios de sustentabilidade, para a evolução de soluções digitais, promovendo integração entre os entes.
Implantar infraestrutura de Wi-Fi segura e gratuita para 80% dos municípios cearenses, prazo até 2027.
Expandir a cobertura do Cinturão Digital para atingir 100% dos municípios cearenses até 2027 possibilitando a expansão do acesso.
Assessorar tecnicamente as prefeituras do Estado com capacidade técnica para conectividade ao Cinturão Digital, abrangendo 100% dos municípios solicitantes, até 2027.
Avaliar e aprimorar a infraestrutura dos data centers do Estado do Ceará, implementando soluções de segurança e um modelo de governança de dados, com 80% dos data centers avaliados e melhorados até 2026.
Objetivo 10
Otimizar os processos das organizações públicas por meio da racionalização de procedimentos e compartilhamento de soluções para problemas comuns.
Implementar solução de planejamento e padronização de compras corporativas, integradas e intersetoriais, com o uso de tecnologias atuais para categorização, disponibilização de dados e documentos conforme a Lei nº 14.133/2021, até 2026.
Desenvolver metodologia de cálculo de impacto, indicadores e ferramentas dinâmicas para mensuração e disponibilização dos impactos econômicos, sociais e ambientais da transformação digital, até 2026.
Padronizar e automatizar fluxos processuais comuns aos órgãos, priorizando aqueles necessários para os serviços do Portal Único do Estado, Ceará Digital, e para a contratação de serviços de tecnologia, com a meta de 100% até 2026.
Estabelecer orientações e padrões para categorias de soluções fornecidas pelo Hub de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado, com critérios, metodologias e prazos para atendimento das demandas dos órgãos estaduais, com a publicação da normativa até 2027.
Aderir ao Tramita.gov, do Governo Federal, para garantir a interoperabilidade entre as soluções de processos administrativos dos entes federativos, até 2025.
Ofertar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para os Municípios, com o atendimento de 100% dos municípios que aderirem, até 2027.
Criar uma Central de Serviços Compartilhados para soluções tecnológicas intersetoriais, integrando uma plataforma aberta para compartilhamento de soluções entre os órgãos governamentais, com a meta de atingir 100% de adesão até 2026.
Realizar parcerias com outros estados e municípios para desenvolver e disponibilizar soluções tecnológicas colaborativas, com a meta de 10 parcerias firmadas até 2027.
Encomendar ao Cientista Chefe uma proposta de desenvolvimento utilizando IA institucional para otimizar o andamento dos processos administrativos para reduzir em até 30% o tempo médio de finalização do processo, até 2027.
Princípios
Um governo que coloca o cidadão cearense no centro de suas ações Primeiro Princípio facilitando o acesso digital, de forma
Um governo que trabalha reunindo e integrando os diferentes órgãos Segundo Princípio estaduais e municipais, para transferir e usar informações
Um governo que utiliza a inovação e as tecnologias digitais Terceiro Princípio para promover a transformação contínua de seus serviços,
Um governo que constrói confiança pública por meio de práticas seguras e transparentes Quarto Princípio protegendo os direitos e os
Um governo que se compromete com a transparência e a participação social Quinto Princípio permitindo que os cidadãos acompanhem, participem
Um governo que busca a eficiência em sua gestão Sexto Princípio por meio da otimização dos processos e da infraestrutura