Um governo que busca a eficiência em sua gestão

Sexto Princípio

por meio da otimização dos processos e da infraestrutura tecnológica, promovendo a sustentabilidade social e ambiental com o uso de plataformas digitais que modernizem a prestação de serviços públicos.

Objetivo 9

Dispor de infraestrutura moderna, segura, escalável e robusta, considerando princípios de sustentabilidade, para a evolução de soluções digitais, promovendo integração entre os entes.

Iniciativa 9.1

Implantar infraestrutura de Wi-Fi segura e gratuita para 80% dos municípios cearenses, prazo até 2027.

Iniciativa 9.2

Expandir a cobertura do Cinturão Digital para atingir 100% dos municípios cearenses até 2027 possibilitando a expansão do acesso.

Iniciativa 9.3

Assessorar tecnicamente as prefeituras do Estado com capacidade técnica para conectividade ao Cinturão Digital, abrangendo 100% dos municípios solicitantes, até 2027.

Iniciativa 9.4

Avaliar e aprimorar a infraestrutura dos data centers do Estado do Ceará, implementando soluções de segurança e um modelo de governança de dados, com 80% dos data centers avaliados e melhorados até 2026.

Objetivo 10

Otimizar os processos das organizações públicas por meio da racionalização de procedimentos e compartilhamento de soluções para problemas comuns.

Iniciativa 10.1

Implementar solução de planejamento e padronização de compras corporativas, integradas e intersetoriais, com o uso de tecnologias atuais para categorização, disponibilização de dados e documentos conforme a Lei nº 14.133/2021, até 2026.

Iniciativa 10.2

Desenvolver metodologia de cálculo de impacto, indicadores e ferramentas dinâmicas para mensuração e disponibilização dos impactos econômicos, sociais e ambientais da transformação digital, até 2026.

Iniciativa 10.3

Padronizar e automatizar fluxos processuais comuns aos órgãos, priorizando aqueles necessários para os serviços do Portal Único do Estado, Ceará Digital, e para a contratação de serviços de tecnologia, com a meta de 100% até 2026.

Iniciativa 10.4

Estabelecer orientações e padrões para categorias de soluções fornecidas pelo Hub de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado, com critérios, metodologias e prazos para atendimento das demandas dos órgãos estaduais, com a publicação da normativa até 2027.

Iniciativa 10.5

Aderir ao Tramita.gov, do Governo Federal, para garantir a interoperabilidade entre as soluções de processos administrativos dos entes federativos, até 2025.

Iniciativa 10.6

Ofertar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para os Municípios, com o atendimento de 100% dos municípios que aderirem, até 2027.

Iniciativa 10.7

Criar uma Central de Serviços Compartilhados para soluções tecnológicas intersetoriais, integrando uma plataforma aberta para compartilhamento de soluções entre os órgãos governamentais, com a meta de atingir 100% de adesão até 2026.

Iniciativa 10.8

Realizar parcerias com outros estados e municípios para desenvolver e disponibilizar soluções tecnológicas colaborativas, com a meta de 10 parcerias firmadas até 2027.

Iniciativa 10.9

Encomendar ao Cientista Chefe uma proposta de desenvolvimento utilizando IA institucional para otimizar o andamento dos processos administrativos para reduzir em até 30% o tempo médio de finalização do processo, até 2027.

Norteadores da transformação

Princípios

Um governo que coloca o cidadão cearense no centro de suas ações Primeiro Princípio facilitando o acesso digital, de forma

Um governo que trabalha reunindo e integrando os diferentes órgãos Segundo Princípio estaduais e municipais, para transferir e usar informações

Um governo que utiliza a inovação e as tecnologias digitais Terceiro Princípio para promover a transformação contínua de seus serviços,

Um governo que constrói confiança pública por meio de práticas seguras e transparentes Quarto Princípio protegendo os direitos e os

Um governo que se compromete com a transparência e a participação social Quinto Princípio permitindo que os cidadãos acompanhem, participem

Um governo que busca a eficiência em sua gestão Sexto Princípio por meio da otimização dos processos e da infraestrutura

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