Um governo que trabalha reunindo e integrando os diferentes órgãos
estaduais e municipais, para transferir e usar informações de maneira igual e eficiente, garantindo uma jornada digital simples, contínua e útil para as cidadãs e cidadãos cearenses.
Objetivo 2
Capacitar a gestão e a governança das políticas de governo digital, entre o Estado e os municípios, com o apoio da União e outros entes federados.
Tornar oficial a rede de governo digital e criar a comunidade "GOVDIG.CE” para reunir as diversas redes do poder executivo do Ceará, que tenham afinidade com governo e transformação digital e, assim, conseguir o apoio de pelo menos 50% (cinquenta por cento) das redes até 2025.
Encontrar uma fonte de financiamento e aprovar pelo menos um projeto ligado à transformação digital do poder executivo do Ceará por meio do CaptaCeará, até dezembro de 2026.
Garantir recurso do tesouro, incluído no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários (MAPP), para a transformação digital do poder executivo do Ceará, a partir da Lei Orçamentária Anual, até dezembro de 2026.
Elaborar e validar modelo de gestão para Governo Digital, até dezembro de 2025.
Ajudar a construir e acompanhar os planos de transformação digital dos órgãos e entidades até dezembro de 2027.
Objetivo 3
Fazer parte da criação de uma identificação nacional para a cidadã e o cidadão, disponível e válida para todos os entes federados.
Integrar todos os sistemas que precisam de autenticação no Acesso Cidadão, por já estar vinculado ao Acesso GovBR, até dezembro de 2026.
Integrar em 100% as ferramentas que exigem assinatura digital, especialmente a plataforma GovBR, no portal Ceará Digital e no Ceará App, até dezembro de 2027.
Integrar todos os órgãos estaduais que emitem a identidade civil ao Serviço de Identificação do Cidadão, usando as informações de maneira igual e eficiente, até dezembro de 2026.
Desenvolver uma nuvem digital para armazenar os documentos da população, que esteja integrada às plataformas de Governo Digital do Estado, até dezembro de 2027.
Objetivo 4
Otimizar a tomada de decisões e a oferta de serviços por meio do reuso, compartilhamento e interoperabilidade dos dados, facilitando análises e personalização de serviços.
Estabelecer um programa estadual de governança de dados, incluindo a implementação de uma política de governança de dados até 2025.
Priorizar a adesão dos órgãos estaduais à camada de interoperabilidade do Estado, com 5 órgãos/entidades integrados até dezembro de 2024, 20 órgãos/entidades integrados até dezembro de 2025, 10 órgãos/entidades integrados até dezembro de 2026 e mais 15 órgãos/entidades até dezembro de 2027.
Desenvolver e implementar um modelo de compartilhamento de dados entre os órgãos estaduais, criando uma base de dados única que centralize pelo menos 60% das informações até 2026, garantindo o uso seguro dos dados pelos cidadãos.
Estabelecer diretrizes para o uso de ferramentas de inteligência artificial visando o compartilhamento de dados entre os órgãos/entidades estaduais, até 2027.
Construir catálogo e registro de referência de dados de todos os órgãos do estado com base em metodologia padronizada a ser criada para este fim, até 2026.
Criar um ecossistema corporativo para análise e processamento de dados, abrangendo 20% dos órgãos e entidades estaduais, até 2027.
Construir um observatório de integração de dados não sensíveis, incorporado ao Ceará Transparente, para consulta da população ou construção de políticas públicas, até 2027.
Princípios
Um governo que coloca o cidadão cearense no centro de suas ações Primeiro Princípio facilitando o acesso digital, de forma
Um governo que trabalha reunindo e integrando os diferentes órgãos Segundo Princípio estaduais e municipais, para transferir e usar informações
Um governo que utiliza a inovação e as tecnologias digitais Terceiro Princípio para promover a transformação contínua de seus serviços,
Um governo que constrói confiança pública por meio de práticas seguras e transparentes Quarto Princípio protegendo os direitos e os
Um governo que se compromete com a transparência e a participação social Quinto Princípio permitindo que os cidadãos acompanhem, participem
Um governo que busca a eficiência em sua gestão Sexto Princípio por meio da otimização dos processos e da infraestrutura